Workshop da Bacia Hidrográfica do Lima (22 de março, 2022)
- 03/24/2022
No âmbito do projeto River2Ocean, o CBMA encontra-se a realizar nos meses de março e abril uma série de workshops centrados nas bacias hidrográficas do Lima, Cávado e Minho, sendo o principal objetivo diagnosticar de que forma os participantes valorizam a biodiversidade aquática das bacias em questão, bem como a gestão dos serviços dos ecossistemas.
Neste contexto, realizou-se no passado dia 22 de março de 2022 o workshop centrado na Bacia Hidrográfica do Lima, com lugar no IB-S: Instituto de Ciência e Inovação para a Bio-Sustentabilidade da Universidade do Minho, Campus de Gualtar, Braga. Estiveram presentes representantes de entidades com interesse na temática, nomeadamente Águas do Norte, Darque Kayak Clube de Viana, Município de Arcos de Valdevez e CIM Alto Minho.
A agenda do workshop incluía a realização de três sessões. No que se refere à Sessão 1, a intervenção de boas vindas e apresentação geral do projeto e dos objetivos do workshop ficou a cargo da Professora Cláudia Pascoal, vice-diretora do CBMA – Centro de Biologia Molecular e Ambiental e coordenadora do projeto. Posteriormente, o Professor Ronaldo Sousa apresentou os benefícios e os conflitos regionais da biodiversidade aquática. A fechar a Sessão 1, a Investigadora Cláudia Carvalho-Santos fez uma breve apresentação sobre os serviços dos ecossistemas aquáticos.
Após a sessão 2, que contou com a colaboração dos participantes na resposta individual a um inquérito relacionado com a perceção do valor da biodiversidade e dos serviços dos ecossistemas, seguiu-se a Sessão 3 com a discussão em grupo de um mapeamento participativo. A finalidade desta atividade dinâmica era que os participantes assinalassem no mapa os serviços dos ecossistemas, entre os quais, de aprovisionamento, regulação e culturais.
Por último, os membros do projeto apresentaram as principais conclusões do projeto, abrindo espaço para os participantes partilhares sugestões, ideias, debatendo-se os próximos passos.
A participação das várias entidades revela-se de extrema importância para o sucesso do River2Ocean, na medida em que não só contribui para garantir a proximidade do projeto à realidade da Bacia Hidrográfica do Lima, como também concorre para otimizar a aplicação e disseminação dos resultados do projeto.
Caso queira confirmar a sua participação nos workshops das Bacias Hidrográficas do Cávado (25 de março) e do Minho (22 de abril), por favor aceda ao seguinte link e faça o seu registo: